Friday, February 25, 2011

TNA: Impacto Negativo


No rescaldo de um grande e "imortal" regresso no último Raw, no qual figurou o mítico Undertaker, com símbolo gigantesco luminoso em cima do ringue e tudo, vim a saber desta promo feita pela TNA, que ao que consta, é recente.

As duas empresas de wrestling volta e meia metem o pé na argola, mas "argolada" maior que esta não só não é desculpável, como é pior: é amadora. É infantil.

É ridícula.

Tudo o que seja fãs da WWE que estejam a par do que se tem vindo a passar nos últimos meses, sabe perfeitamente não só da promo que tinha como objectivo promover a chegada de alguém especial no dia 22-2-11 (se bem que em inglês, o mês vem primeiro). Levantou-se a especulação, pensou-se que era o Sting. O plano era apenas de alguém de gabardina vestida e botas calçadas, e teve início a especulação.

No fim de contas, veio a revelar-se, como já referido, que era antes o Undertaker (quem mais, que não o "Morto"?), e ainda a segunda figura mais em segundo plano, Triple H.

Ao que parece, algum génio (que não tem outro nome) na TNA, lembrou-se de fazer aquilo que já é seu apanágio há muito tempo. Qual criança de 12 anos, a mente brilhante responsável por este plágio, lembrou-se do seguinte raciocínio: "Se a WWE faz, também podemos fazer!" (Inserir: "Boa, Melga!" de sorriso escancarado e punho cerrado à frente do peito)

Ora vamos lá definir por partes os pontos-chave das respectivas promos:
1. Chuva e relâmpagos ao som de uma música sinistra. Confere.
2. Plano de uma figura de botas calçadas e uma gabardina vestida. Confere.
3. O interior escurecido de uma casa numa noite negra como breu. Confere.
4. Um ambiente visual monocromático. Confere.
5. Letras a serem desenhadas misteriosamente no ecrã a deixar rasto, a pronunciar aquilo que parece ser uma data. Confere.

Pois.... Parece-me mesmo uma cópia chapada.

O que mudou na TNA desde a chegada de Hulk Hogan? Pouco, ou nada. Nem a mentalidade mesquinha e contra-producente de que, para serem maiores que a WWE, têm que mostrar aos fãs que também conseguem fazer o mesmo...

Dito sucintamente: Esqueçam isso! A TNA continua a afundar-se no poço do ridículo a tentar competir com a WWE, em vez de competir consigo mesma. É essa a mentalidade de sucesso que tem vingado na WWE: "como podemos fazer melhor do que já fizemos?"

É por isso que a WWE tem um evento anual chamado WrestleMania que puxa mais de 70 mil pessoas todos os anos, de todos os cantos do mundo. É esta a "fórmula da Coca-Cola" da WWE: fazer coisas simples, eficazes, que fazem sentido (isto no que toca aos grandes "angles" que iniciam o caminho para a WrestleMania. O resto, muitas vezes, é debatível).

A TNA, infelizmente, continua a cavar a sua sepultura, asneira após asneira, argolada após argolada, falhanço após falhanço.

É muito triste de ver. E para variar, perdem todos, porque sem concorrência (ao estilo da WCW nos anos 90) todo o ramo do wrestling/sports entertainment acaba por sofrer. A TNA mete a pata na poça, a WWE acomoda-se, e não saímos da cepa torta.

Quem goste de TNA, é de aproveitar enquanto dura. Por este andar, não sei se vai existir durante muito mais tempo.

Já agora, fica aqui uma das referidas promos da WWE, que dispensou qualquer tipo de cópia (até a apresentação do texto a TNA copiou!), e foi criado com cabeça por mentes criativas e originais no seu melhor.

3 comments:

Unknown said...

Caro Alexandre,

É com muito prazer que acompanho o seu blogue há algum tempo sem, no entanto, nunca ter realizado qualquer comentário. Gosto de ler os seus comentários conhecedores e incisivos e de ver que alguém tira do seu tempo, na minha opinião, o bem mais valioso que temos, para dedicar, de forma tão nobre e abnegada, à indústria do wrestling.

No entanto, denoto que o Alexandre nunca tem uma palavra positiva a dizer da TNA. Percebo que o seu coração esteja com a WWE, mas não lhe parece importante, para a indústria do desporto de entretenimento, que haja mais do que uma empresa a ter êxito, ainda que relativo? Eu entendo que se refira à colagem da TNA à WWE em aspectos como o desta promo, mas não será isso também wrestling? Não estará também isso na essência do wrestling?

Eu vejo wrestling há muitos anos, não consigo dizer se gosto mais da WWE ou da TNA, acho que ambas as marcas têm pontos de encontro, mas também têm zonas de acção muito díspares.

Acho importante, para a indústria, que haja diversidade e só tenho pena de não haver uma terceira marca (volta ECW original!) com sucesso para que a escolha fosse ainda mais diversificada... Para bem do produto, da indústria e dos fãs!

Espero que não me interprete mal... Acho que o Alexandre faz um excelente trabalho pro bono em prol do wrestling em Portugal e agradeço-lhe por isso.

Um grande abraço,

António

Alexandre Bettencourt said...

Olá António

Desde já, agradeço o seu comentário.

Entendendo a sua perspectiva, não se conseguia fazer-me entender no meu último post: eu não só acho importante que a WWE tenha concorrência, acho VITAL.

O facto é que a WWE pode ser equiparada à Microsoft do wrestling, na medida em que detém actualmente o monopólio da indústria do wrestling/sports entertainment. Isto é patente pelo facto de poder realizar, e sustentar, WrestleManias todos os anos, de ter um dos programas de mais longa duração de SEMPRE na TV por cabo americana (o Monday Night Raw), e ainda para mais o programa que, no género, se destaca pelas maiores, e incomparáveis audiências relativas a esse dito programa.

O "Universo WWE", conforme apelidado pela WWE, que compõe os seus fãs, é de longe o mais leal possível, e a nível global, com um rácio tremendo de percentagem/sucesso.

A WWE faz tournées europeias pelo menos duas vezes por ano, a maior parte das quais esgota.

Isto faz tudo parte de sucesso da maravilhosa máquina que é a WWE: maravilhosa, porque nos entretém, porque vibramos com ela, porque nos cativa, e uma vez fã, o "bichinho" fica para a vida.

Mas sucesso esse que, se for tomado por garantido (como penso que às vezes seja, um pouco), acaba por se tornar um desleixo, e esse facto DEVIA tornar-se motivação para a concorrência fazer melhor.

Eu não sou única e exclusivamente "Anti-TNA"; a questão é que, dentro do género de wrestling que eu gosto, e que a WWE entrega muito satisfatoriamente, eu não consigo encontrar o mesmo tipo de satisfação na TNA, por mais que tente. Simplesmente não consigo, e por variadas razões.

Seria de pensar que a TNA aproveitaria o facto de ser a empresa mais desfavorecida - mas ter um núcleo de fãs que, ainda comparativamente reduzido, é fiel, de um modo feroz - e se focasse nos seus pontos fortes, e numa originalidade de produto.

Não foca. O conceito de "Produto" que quer apresentar aos seus fãs, é tentar desmoralizar, de alguma forma incompreensível, a própria WWE, ou gozar com a mesma. Porquê?

A ECW, como o António referiu, e muito bem, ganhou toda a sua força justamente por se focar nos pontos positivos, e passar para segundo plano os pontos mais negativos: melhor acção, melhor wrestling, mais espectáculo no ringue, tão largamente apreciado pelos fãs genuínos e "hardcore" (passando a expressão) desta arte que tanto amamos.

E no entanto, poder económico? Pouco. Quase zero. É evidente pela produção dos eventos. Não havia dinheiro para grandes produções televisivas, nem tão pouco do espectáculo em si. A entrada era constituída por uma cortina de flanela preta estendida, e amarrada à parede, com plantas ao pé num salão de bingo iluminado por lâmpadas de halogéneo normais.

E no entanto, conseguiam fazer combates extraordinariamente cativantes, focando-se naquilo em que era melhor: a acção.

Grandes talentos saíram dessa altura, como Rob Van Dam, Rey Mysterio, Sabu, e outros nomes de referência como o Sandman, Mikey Whipwreck, Tommy Dreamer... Nomes criados "na casa", e mantidos assim. Eram estes os pontos fortes da ECW.

A TNA, subsidiada pela Panda Energy, e que aparentemente tem poder económico para se produzir um bocadinho melhor (chegando até ao ridículo de imitar as promos da WWE - porque podem, pelos vistos), não faz o mesmo porquê?

Qual é a necessidade de trazer para a ribalta nomes, cujos tempos áureos das suas carreiras já lá vão? Hulk Hogan? Ric Flair? Sting? Jeff e Matt Hardy, entre tantos outros? Vai ser esse o futuro da TNA? Veteranos com mais de 50 anos, que já fizeram tudo o que quiseram fazer no wrestling, e que só foram para a TNA porque a vida lhes sai mais facilitada?

E no entanto, os supostos "grandes" nomes que estão na TNA desde o seu início, e que deviam ser o futuro da empresa, são postos para segundo plano em função dessas velhas estrelas.

(continua)

Alexandre Bettencourt said...

(continuação)

Nada impede a TNA de construir um futuro melhor para si mesma. Só a TNA pode ser a sua maior inimiga.

Portanto, para responder à sua questão, António, enquanto a TNA não me der a mim, fã de wrestling, razões para a apoiar, as poucas críticas negativas que lhe teço aqui no blog, continuarão a ser tecidas, enquanto vejo a TNA a encurtar o rastilho que, seguindo a tendência, um dia a fará quase certamente arder em chamas.

Repito: é pena.

Um abraço.