Wednesday, February 23, 2011

A Estrada Para a WrestleMania: I


É oficial: o Elimination Chamber foi a última paragem na Estrada Para a WrestleMania, de um ponto de vista de PPV's. Foi um Pay-Per-View que não desiludiu na sua execução, apesar dos resultados já serem de alguma forma previsíveis...

Como não podia deixar de ser, John Cena voltará a protagonizar o maior evento do ano a lutar pelo Título da WWE, actualmente detido por The Miz, que o defendeu com sucesso das investidas de Jerry "The King" Lawler.

Edge mantém o seu Título Mundial, e resta-lhe agora passar o testemunho para a nova grande aposta de Vince McMahon, Alberto Del Rio, que entretanto parece estar a terminar a sua rivalidade com Kofi Kingston.

E com a ordem de trabalhos posta em dia, resta apenas avançar para o Raw desta passada Segunda-feira, que merece única e exclusivamente um adjectivo:

Forte. Muito forte.

Forte, como já não víamos desde há muito tempo para cá, e fora o combate entre Sheamus e Mark Henry, e o combate entre as Divas (que me perdoem as senhoras, mas por melhores atletas que sejam, só me chegam para encher a vista, algo sobre o qual um dia me delongarei), foi um combate com momentos espectaculares, uns atrás dos outros.

"The Rock can blow me"

John Cena deu início às hostilidades, e feitas as contas, foi mesmo com esta atitude que o antigo campeão. e cara, da WWE entrou no ringue: uma atitude hostil. Ousada. Determinado a responder à provocação de The Rock na semana passada, com a rédea livre de fugir por momentos à classificação etária de maiores de 12, a qual a WWE já ganhou há alguns anos.

Cena foi perfeitamente incisivo e claro na sua agressividade, encarnando novamente a personagem de "Master of Thuganomics", a qual já tinha despido há largos anos para cá.

Por uma noite, voltou o rap, voltaram as rimas bem pensadas e provocatórias, que deixam o mais comum e blazée fã da WWE de boca aberta. O discurso havia sido bem ponderado, e todo ele foi entregue "na mouche", e no ponto, a Dwayne "The Rock" Johnson.

O "universo" vibrou com uma das promos mais marcantes dos últimos anos de John Cena, e que aguarda agora resposta do "People's Champ".

Sem dúvida, algo em grande está a ser preparado para a WrestleMania. Sendo que Cena vai enfrentar o ambicioso Miz pelo título no dia 3 de Abril, ainda estamos de supor bem o quê. Mas toda a surpresa é boa, no que diz respeito ao wrestling. Sinto apenas, que não desiludirá.

Um confronto Cena / The Rock é cada vez mais garantido, e promete ser cada vez mais explosivo.


O segundo momento alto da noite foi a promo do já referido Miz, cujo conforto ao microfone é cada vez mais denotado, a cada semana que passa.

Com o protagonismo que o actual Campeão da WWE tem vindo a ganhar nos meios de comunicação e entretenimento, sente-se um movimento claro da parte da WWE em torná-lo o próximo John Cena; a próxima "cara" da WWE.

Esse objectivo será bem conseguido? Só o tempo o dirá. Da minha parte, não me pronuncio. Errei completamente, quando pensei que o Miz nunca iria a lado nenhum na empresa, depois de sair do "Real Show" da MTV, e depois de andar a fazer de animador nos SmackDowns, a torto e a direito. E afinal...

O terceiro momento alto da noite já é há muito esperado: Triple H / Undertaker.



Corriam vários boatos na Internet em como a figura de gabardina que se apresentava à porta de uma cabana nas várias promos que a WWE ia mostrando nos intervalos, de que possivelmente se trataria do antigo lutador da WCW, e mais recentemente activo na TNA, Sting.

Um fã de wrestling chegou a compor um grafismo com Sting a segurar uma carta com Undertaker no desenho. Uma imagem certamente provocadora, e que pode perfeitamente encher o nosso imaginário acerca de um eventual combate entre os dois atletas.

Mas o que é facto é que, pelo menos para esta WrestleMania, esse dito combate não se realizará, sendo Triple H o claro, e pronunciado, candidato a acabar com a "Streak" do Undertaker, em mais um combate onde a carreira do pretendente estará em jogo. (Ou assim se prevê)

E em mais exemplo algum em toda a história mais recente da WWE esta expressão faz sentido: "palavras para quê?" Um perfeito exemplo de "less is more". Esqueceram-se as provocações verbais, as palavras caras, os jogos psicológicos... Esses fazem-se através de expressões, de olhares, de gestos.

Uma jogada ousada por parte da WWE, e executada com mestria, da parte dos antigos campeões mundiais e futuramente nomes consagrados no Corredor da Fama.

Nos bastidores, e segundo constam várias fontes, Triple H/Paul Levesque está a ser preparado para tomar as rédeas de Vince McMahon a liderar o rumo criativo da empresa. Com 41 anos, o próprio diz já ter conquistado tudo o que havia para conquistar no meio (e há dúvidas?), e agora que é casado, e com três filhas, está pronto para pôr mais de lado a vida activa como lutador.

Faz, portando, todo o sentido que Levesque "faça as honras" a um dos fenómenos que, seguramente, nunca mais voltará a existir na WWE: o da "Streak" do Undertaker. Lembre-se a importância de figurar numa WrestleMania, e o facto da personagem de Mark Callaway se manter invicta durante 18 WrestleManias seguidas, ilustra apenas a importância que Vince McMahon e a própria WWE dão ao atleta, aos seus contributos, e à sua personagem. De facto, uma carreira invejável, e certamente inimitável.

Sou completamente da opinião que, com a 19ª vitória obtida este ano na WrestleMania que ainda aí vem em directo de Atlanta, na Geórgia, reste apenas mais uma para chegar ao fatídico número 20, altura em que Undertaker arrumará as botas da WrestleMania, e da WWE de modo geral. Será um término de carreira em grande, com toda a pompa e circunstância, e num combate que só pode ser com um adversário muito especial (John Cena, quem sabe?), mas aos 45 anos de idade, e com quase 20 anos de carreira na WWE, é também altura de um dos lutadores mais respeitados de sempre no "sports entertainment" gravar decisivamente o seu nome em ouro, e deixar para trás um legado que nunca será manchado por ninguém. Um legado, de facto, "real".

E é por falar em realeza que concluo com o quarto momento alto da noite: a promo de Jerry "The King" Lawler.



Foi com alguma desilusão que vi este já consagrado nome no Corredor da Fama perder contra o Miz no Campeonato da WWE no Elimination Chamber. O fã em mim gostaria de ter visto o multi-campeão finalmente ganhar o título mais prestigiado da empresa e defendê-lo (e, garantidamente, perdê-lo) na WrestleMania contra o Miz.

Mas já diz o ditado, "é um desporto para jovens", e como já referi, é justamente no jovem Miz que está o futuro.

Assim sendo, supus que o "King" continuaria a ter o seu muito cobiçado combate na WrestleMania - combate esse que nunca teve, nos mais de 18 anos na WWE - mas ficava a pergunta: contra quem?

A resposta surpreendeu-me, de facto: Michael Cole, que ao lado de Vickie Guerrero partilha a honra por mim atribuída de ser a segunda personagem actualmente mais irritante em toda a WWE, não com a frase "Excuse me!", mas sim "And I quote". Nitidamente, o lado "heel" da personagem funciona!

Na história, Cole decidiu irritar ainda mais o "King", e até o nome da sua recém-falecida mãe foi metido na mesa... Uma jogada arriscada por parte da WWE, mas que por certo deve ter tido a aprovação prévia de Jerry Lawler.

O que importa é que o resultado foi um King como eu nunca me lembro de ter visto: intenso, furioso, completamente emotivo e "no momento": justamente todos os ingredientes que tornam um personagem interessante, e uma rivalidade envolvente.

Com os seus mais de 40 anos na indústria, não há jogo psicológico que Jerry Lawler não saiba fazer com o público, e prova disso mesmo foi o afamado combate entre Jerry Lawler e o Miz pelo Título da WWE num Combate de Escadote há alguns meses no Raw - que deu origem a esta história - e que foi altamente laureado pelos seus colegas de profissão.

Resta-nos apenas saber em que circunstâncias acontecerá este combate com Michael Cole - que de lutador tem pouco ou nada - e acima de tudo, se será um combate gratificante de ver, ou apenas um "miminho" para o dedicado Jerry Lawler, que há justamente 18 anos, esperava por esta oportunidade.


Em suma, repito: foi um Raw forte. Fortíssimo, mesmo. Tudo aponta para que seja mais uma WrestleMania com momentos extremamente bem conseguidos, que ficarão na nossa memória?

O que acontecerá entre o trio de The Rock, John Cena e The Miz? E como se desenvolverá a rivalidade entre Triple H e Undertaker, que, pondo palavras de parte, só pode passar agora por actos?

É o que nos resta ver numa estrada, na qual já se vislumbra o Georgia Dome bem ao longe, já a brilhar com a intensidade da WrestleMania que se avizinha...

Em tom de curiosidade, fica aqui, na íntegra, e conforme o original, o discurso de John Cena dirigido ao The Rock no Raw. Inesquecível!

Finally! The Rock came back,
And everyone was getting with it!
At least I was talking trash,
But he was never being specific

It’s because I wasn’t talking trash, Rock,
I was talking truth
You left us hanging high and dry,
To play a fairy with a tooth?!

And then you walk into this ring
And tell these people that I’m lame, man?
He wore lipstick for “Get Shorty”
And rocked a skirt for “The Gameplan”

This “Fruity Pebble” that you’re dealing with?
I’m not your average jabroni.
I’m like a big purple pin wheel, Rock
So go ahead and blow me

And you’re electrifying, yes!
But hang with me? That’s just absurd.
See, now you gotta tell your family
You just got schooled by Barney’s turd

That’s your material
You can have your joke back
Just don’t go racin’ to Witch Mountain, Rock,
‘Cause your mountain is Brokeback

The Rock’s new movie
Is nothing like “Walking Tall”
He spends the movie in a bowling alley,
Polishing my balls

The “People’s Champ”? He’s never with the people;
Rock, your words are see-through
You imitate me every time you leave:
For seven years, we couldn’t see you

And is Rock, or is it Dwayne?
Pick a side, come on son.
If I was you, I’d stick with “Rock”
‘Cause Dwayne ain’t got a “Johnson”

And you’ll see me at WrestleMania?
Then I’ll make sure not to miss it
But you ain’t gonna whoop my candy-ass,
Dude, I’ll make sure you kiss it

You’re the WrestleMania Host, Rock
That’s your role. Know it.
You tell these people that you love’em
I’m here every week to show it

That’s called a “first round knockout”
And now you know that I’m not playing
Run your mouth all you want, dude.
It doesn’t matter what you’re saying

1 comment:

Gonça said...

Eu sempre achei que tanto o Miz como o Morrison iriam ter futuro na WWE. Eles como tag team complementavam-se usando o Miz a parte falada e o Morrison o wrestling atlético.

E concordo com a análise à Raw. Gostei muito, e nem desgostei do combate das divas. Dentro dos padrões recentes da WWE até foi bom. Acho que a Eve é uma boa campeã e anda a melhorar muito dentro do ringue. Claro que há melhores que ela na empresa, como a Beth, Gail Kim e a Natalya, mas ela ao contrário das que acabei de referir é mais "artista". Não leva as coisas para um nível técnico.

E mais uma vez peço desculpa pelo spoiler de há 2 semanas atrás ahah.