Wednesday, November 19, 2008

Actualização ao Manifesto


Este manifesto e as vossas manifestações enviadas ao Sapo já começam a surtir reacções do portal. Infelizmente, não são as mais positivas. Encontra-se abaixo a resposta de um representante do Sapo (um senhor chamado "Carlos"...) a um dos vários mails enviados por um dos fãs.

"Informo que ao aceder ao site http://www.wwe.com, o mesmo é encaminhado automaticamente para a versão portuguesa, uma vez que ao aceder ao site oficial do WWE, através do Endereço de IP de ligação que é de Portugal, é automaticamente encaminhado para página portuguesa no SAPO.

Mais informamos que não é possível alterar esta característica.

Boa Semana,

Carlos
Apoio ao Cliente Portal SAPO
http://pesquisa.sapo.pt"


Ao que parece, a Sapo desenvolveu uma resposta padrão para os nossos mails, porque pouco depois desta resposta, recebi de outro fã a mesma resposta exacta da parte da Sapo, desta vez assinada por outro nome novamente sem apelido. Parece-me claro que estamos a chegar onde queremos chegar.

Naturalmente, apesar da resposta não ser positiva, não deixa de ser inadmissível, e constituir motivo para se insistir mais num direito que é de todos. Não há qualquer justificação para esta abertura praticamente nula que estes senhores demonstram perante quem lhes paga as contas. No fim de contas, esta situação não favorece ninguém, senão o próprio Sapo e os seus patrocinadores.

E mesmo sendo uma resposta negativa, fica esta minha nota: o sistema da WWE em Português ao abrigo do Sapo está habilitado a fortes mudanças (digo-vos com toda a certeza), e por isso vamos fazer para que esta seja uma delas.

Fica o apelo: não deixem de exprimir a vossa opinião, e de continuar a mandar os vossos mails. Não será com certeza numa tarde que tudo será resolvido, mas tal como sucedeu com a introdução dos próprios programas da WWE na nossa televisão portuguesa, será após uma batalha que levaremos a nossa avante. Quando os fãs portugueses da WWE querem, conseguem realmente mudar muita coisa (e já vimos provas disso nos últimos cinco anos).

Ficam novamente os contactos:
info@mail.sapo.pt - Sapo
https://secure.wwe.com/forms/help/dotcom.php - WWE

Não se esqueçam de reencaminhar posteriormente para o meu mail (wrestling.traduzido@gmail.com) os mails que enviarem para o contacto do Sapo.

Toca a agitar o charco do Sapo, para ver se ele percebe que cá estamos, e se salta dali para fora. Não vamos aceitar isto de mãos cruzadas.


Actualização (16:31)
Soube hoje de fonte segura que a reacção interna no Sapo está a ser bastante maior (e mais eficaz) do que aquela que passa pelos mails de resposta padrão que enviam a quem protesta. O número de e-mails com queixas recebidos até à data já vai nas muitas dezenas e parece haver, da parte do Sapo, a intenção de trabalhar mais no aspecto "obrigatório" da coisa, no sentido de repôr o acesso ao WWE.com e de colocar a vertente portuguesa como opção.

Já estamos perto, mas ainda estamos longe de ganhar. Enquanto a mudança não for efectivamente aplicada, recomendo que continuem com os protestos, porque claramente, estão a funcionar.

Ao Sapo, fica esta recomendação amigável e construtiva: apoiamos a presença de conteúdos WWE em português, e é bem-vinda. Mas, no mínimo, o que se pede é que estudem bem o que os fãs da WWE gostam, e se vão facultar conteúdo, que facultem o melhor que têm, de uma forma completa, e acima de tudo opcional.

Não defraudem os fãs, pois somos nós que cultivamos a presença da WWE em Portugal, em todas as suas vertentes, e merecemos mais do que este género de balde de água fria.

Vamos lá ganhar isto, para fiquem todos a ganhar.


Segunda actualização (18:17)
De acordo com um fã, o mesmo recebeu na resposta do Sapo ao seu protesto a seguinte declaração:

"A impossibilidade de aceder ao site original em Portugal é uma opção da própria WWE relativa à parceria que tem com o SAPO.

Neste momento, e por motivos de ordem técnica, ainda não foi disponibilizado um link na página WWE SAPO para o site WWE original, a situação será regularizada dentro de uma semana (quando for colocado o link referido na página)."


Se este termo mais satisfatório for realmente cumprido, então penso que se justifica, por ora, um cessar-fogo da nossa parte até ao fim da próxima semana.

No entanto, penso que seja igualmente justo que, se por essa altura, a condição oferecida não for cumprida, voltemos todos à carga às duas entidades para que o WWE.com veja por fim a luz do dia.

A ver vamos se os "sapinhos" cumprem a palavra. Queremos dar o benefício da dúvida, e acreditar que sim.

Aproveito também para referir que a WWE já está em contacto com o Sapo acerca deste assunto, de modo que dê por onde der, esta situação, com a ajuda de todos, será resolvida.

No comments: