Monday, November 17, 2008

Manifesto Anti-Sapo


Como a grande maioria de vocês, e todos os que sejam fãs da WWE, devem saber, a WWE tem agora um site em português ao abrigo do famoso portal e motor de busca Sapo, criado na Universidade de Aveiro.

SITUAÇÃO:

O conceito, ainda que na sua infância, é promissor, e por certo que será extremamente útil para os mais pequeninos, e todos aqueles que tenham dificuldade com a língua inglesa, de forma a que possam acompanhar na nossa língua todos os desenvolvimentos das histórias, biografias e factos interessantes acerca das suas estrelas favoritas, para consultar espectáculos e ver os desenvolvimentos da preparação da próxima WrestleMania (que marcará o seu 25º Aniversário para o ano) etc, etc.

O problema é que, uma larga percentagem dos fãs de WWE não só já estão familiarizados com a língua inglesa, como também preferem acompanhar o produto na sua língua-mãe, e todos os seus sub-produtos na mesma língua, o inglês.

É aqui que um enorme problema se coloca, que entra directamente em conflito com o conceito "obrigatório" do WWE.com em português. Realmente soa tudo muito bem, e dá inclusivamente a noção que a WWE está a crescer tanto, que até nos brindou com um site na língua de Camões. Mas na prática, não funciona assim.

Através de frustrações de vários utilizadores exprimidas em fóruns, e inclusivamente através de mails escritos directamente a mim em tom de desabafo, nota-se que este, é um "fenómeno" que não está a pegar nada. Bem pelo contrário.

A ideia de nos ser imposta uma versão obrigatoriamente portuguesa do WWE.com - sem qualquer recurso à versão original, devido a um bloqueio geográfico na identificação de IPs - não só é pouco prática, como está completamente fora de tacto com aquilo que os fãs da WWE gostam: a WWE em inglês.

Apoio até que haja uma versão portuguesa do site, como opção, mas este tipo de imposição, para mim (fã) e para muitos outros fãs portugueses de WWE que apoiam o seu produto, e que devem ter direito a ler e ver no no WWE.com o que nos prometem na programação, tais como rubricas como o "Dirt Sheet", "Word Up", "Matt Striker's Classroom", artigos, vídeos e destaques exclusivos à página-mãe, não só não faz qualquer sentido, como não é opção.

E já agora, se o Sapo decide adquirir uma boa percentagem dos direitos WWE (por aquela que, segundo me consta, foi uma boa maquia), e decide incluir na sua estratégia substituir o WWE.com pelo WWE.pt, ao menos que não só acompanhe a "realidade Radical" sem estar a revelar hoje o que vai acontecer daqui a três semanas, como também constitua mais o site na sua versão portuguesa, sem desfalcar os fãs. Gato por lebre, não dá.

OBJECTIVO:

Este manifesto não se destina a pedir a erradicação do site da WWE em português, mas simplesmente de colocá-lo como segunda opção não obrigatória para todos os internautas que fomentaram o fenómeno WWE nos últimos cinco anos, e que têm sido, maioritariamente, fãs leais que dão sustento ao produto nas suas vertentes de programação, espectáculos, merchandise, entre outros. Na qualidade daqueles que mantêm os programas no ar, e que acabam por fomentar que iniciativas destas tomem lugar, é o mínimo que podem - por direito - exigir.

PROPOSTA:

Se estão de igual forma descontentes com esta situação, mandem os vossos mails para info@mail.sapo.pt a exprimir o vosso descontentamento, e mandem, separadamente, uma cópia para o meu mail, wrestling.traduzido@gmail.com com o tópico "WWE.PT". (Nota: não usem o CC, mandem dois mails separados, um para cada endereço)

Não se esqueçam que foi com uma enorme manifestação da vossa parte que a WWE pôde chegar à nossa televisão há cinco anos. E mais: no que me toca, asseguro-vos que os mails serão lidos por quem de influência, desempenhando um papel útil na solução deste problema que não deixa de ter o seu quê de bastante desagradável.


Abaixo assinado,
Alexandre Bettencourt


Actualização (14:04)
A vossa participação tem sido boa e já recebi quase duas dezenas de mails reencaminhados com as vossas opiniões. Continuem, porque já basta vivermos num país em que ocorrem problemas e as pessoas simplesmente se acomodam e se conformam, por mais que os mesmos as incomodem, e as situações não mudam sozinhas.

Mas faço-vos apenas o pequeno pedido de não copiarem o meu texto como vossa opinião, porque desse modo não terá qualquer peso, e parecerá apenas repetitivo. Digam de vossa justiça e de vossa opinião, que é o que importa.


Actualização (18:47)
A participação até agora tem sido excelente, e até o Duplo Impacto se juntou à luta, aconselhando, e muito bem, que endereçassem as vossas queixas de um modo objectivo e educado. Queixumes aos berros só dão a ilusão de crianças mimadas, e para isso ninguém tem paciência.

É também sugerido um pequeno "remendo" técnico que, alegadamente, permite ver o WWE.com original (pelo menos para quem tenha o Vista) o que naturalmente não deixa de ser boa notícia, mas não se fiquem por aí... Continuem a aderir e a manifestar-se aos ouvidos (e olhos) do Sapo, porque isto é uma questão de princípio, direitos e justiça, e neste caso em particular, e até agora, ainda não vimos nada disso.

Fica também aqui um link para poderem dirigir-se à própria WWE acerca do assunto: (felizmente, este funciona) https://secure.wwe.com/forms/help/dotcom.php

De mãos cruzadas nada se faz, por isso vamos lá mostrar ao sapinho que o wrestling é um animal bem diferente.

No comments: