Wednesday, November 19, 2008

Yes We Can


Apenas pouco mais de 48 horas depois do manifesto colocado aqui no Wrestling Traduzido, e da enorme adesão que suscitou de todos os fãs, a batalha que ainda se provou dura e sem a promessa inicial de uma resposta positiva, já se dá por concluída. O resultado: ganhámos todos.

O WWE.com já voltou a ser visível para todo o português comum e interessado na matéria, sem ter de recorrer a "remendos" e qualquer outro tipo de alternativa a contornar algo que nos foi tirado sem direito.

Penso que foi uma vitória de enorme magnitude para todos aqueles que aderiram a esta causa. E foi-o sobretudo, porque os fãs portugueses conseguiram provar que, quando lutam juntos e pelo mesmo motivo, há pouca coisa que os possa travar. Sejam telefonemas para a SIC, ou e-mails para o Sapo, todas estas entidades acabam por inteirar que, realmente - e quando lutamos por isso - o voto é nosso, e isso é particularmente bom de se ver.

Mas sendo igualmente justo, tanto a WWE como o Sapo conseguiram ser razoáveis o suficiente de perceber que o seu público estava descontente, e juntos conseguiram encontrar uma alternativa satisfatória para todas as partes. (É certo que aquele pequeno popup publicitário ainda irrita um bocadinho, mas pelo menos agora não temos uma real razão de queixa.)

E dando tempo ao tempo - e consoante o empenho e aposta do Sapo - pode até ser que a extensão portuguesa do WWE.com se acabe por tornar um site de qualidade que mereça ter a insígnia da WWE; mais do que apenas um site de vídeos com breves apresentações das estrelas e pouco mais. Certamente não será esse o site, como se encontra actualmente, que alguma vez fosse digno de substituir o WWE.com.

Acredito que haja excelentes profissionais empenhados a, semanalmente, nos dar o melhor que a WWE tem para nos oferecer, e na nossa língua... Mas penso que esta situação também foi uma boa constatação para os sapinhos, de se aperceberem que não podem tratar os fãs da WWE como miúdos que se contentam com o primeiro doce que lhes aparecer à frente... Amigos do Sapo, nem todos temos 7 anos.

Por isso, fica um novo desafio à nossa recém-unida nação de fãs: que tal mandarem um mail ao Sapo a agradecer a atenção e a mudança, e a sugerirem dois ou três conteúdos que gostariam de ver integrados no site? Quem sabe, eles não acabam por construir um site de que nós nos orgulhamos, e quando for altura para tal, também os estaremos a defender a eles, como defendemos os seus congéneres americanos? Meus amigos, o ditado nunca morre: "A União Faz a Força".

Fica então esta pequena imagem em tom de brincadeira (obrigado, Sr. Obama), mas também de orgulho, para que nós nos lembremos que juntos, conseguimos tudo, e para que eles se lembrem quem nós somos: fãs de wrestling. E com muito orgulho.

No comments: