Friday, December 14, 2007

DVD - The Shawn Michaels Story: Heartbreak and Triumph



"The Show Stopper, the Headliner, the Icon, the Main Event"!

Para um dos maiores talentos que já agraciou um ringue de wrestling, chega-nos uma das histórias mais fascinantes acerca de um atleta no Sports Entertainment num dos melhores DVD's que a WWE já apresentou até à data: a história de Michael Hickenbottom, melhor conhecido por todos como Shawn Michaels.

Esta é mais uma perspectiva - desta feita, em formato audiovisual, e com mais opiniões - da história da vida de Shawn Michaels, à qual já tive a oportunidade de fazer uma review aqui. É uma história de altos e baixos, de sucessos e de quedas, e de redenção pessoal e profissional, no mundo mirabolante do wrestling.

O DVD fala do crescimento de Michaels enquanto fã, na sua temporada com Marty Janetty nos Midnight Rockers (mais tarde chamados The Rockers) e nas várias promoções nas quais estiveram até chegarem à, então, WWF, na sua evolução como a solo com a falecida Sherry Martel ao lado, nos seus reinados de campeão, no incidente de Montreal, nos DX, na sua transformação pessoal para um homem religioso, no Hulk Hogan e muito mais.

Aliás, de acordo com o livro (que acompanha a vida de Michaels até ao período antes da reencarnação dos DX), há realmente tanto para contar, que quem já leu o livro, vai sentir que falta muita coisa pelo meio. Mas a história de Michaels já preenche umas módicas duas horas, e não é possível, nem prático, contar tudo ao detalhe. (E o livro, por sua vez, e para quem quer quer saber tudo mais ao detalhe, é altamente recomendado)

No entanto, e de um modo incrível, há momentos durante o documentário que nos conseguem tocar de um modo mais intenso e profundo do que no próprio livro, tais como quando Michaels quase se desmancha em lágrimas ao contar que, devido ao seu problema com analgésicos e outros fármacos outrora tomados em dose, poderia prejudicar a vida do seu filho de dois anos. Ou, de um modo contrastante, o humor que Michaels exibe esporadicamente, lembrando um miúdo feliz por fazer aquilo que gosta. Ou ainda, o forte de sentimento de amizade evidente entre Triple H e Shawn Michaels, quando estes falam do incidente "Curtain Call" e ainda do Montreal Screwjob e das suas opiniões relativamente ao Bret Hart. Ou mesmo um (agora retornado) Chris Jericho, que lembra com orgulho e carinho o combate que teve com Michaels na WrestleMania XIX em Seattle.

Por serem demais os inúmeros momentos que nos ficam na cabeça, e pelo facto de, realmente, Michaels ter uma história fascinante para contar (em nada a ver com o DVD, por contraste, desastroso do John Cena, por muito que eu goste da Superstar), o que nos leva a tê-lo em altíssima (ou mais alta ainda!) consideração, e pelo facto do DVD vir acompanhado de combates excepcionais, recomendo-vos vivamente que comprem esta edição quando sair na Europa (dado que, presentemente, só está disponível na WWEShop.com ou na Amazon.com, ambas americanas)

É, francamente, em pouquíssimas palavras: o DVD do ano, digno de um dos melhores sports-entertainers à face da Terra.

No comments: