Saturday, March 27, 2010
Perspectiva: WrestleMania XXVI
É hoje mesmo que se realiza o "Maior Espectáculo de Todos", o "Grandaddy of them All", o Panteão dos Imortais, o maior evento do ano da WWE, a WrestleMania XXVI.
Na minha opinião, é Bret Hart vs. Mr. McMahon, Shawn Michaels vs. Undertaker II e ainda o Money in the Bank que salvam um cartaz que, de outro modo podia passar por um cartaz de um PPV normal. No entanto, pelo simples facto de ser WrestleMania, a magia é tal (diria mesmo, "feitiço"!) que tudo parece bem melhor do que realmente é.
Já me referi como sendo fã acérrimo e assumido de John Cena, mas todos os anos no Main Event, chega a enjoar um pouco. Pela positiva, o mestre do "Attitude Adjustment" tem sempre uma das melhores entradas do ano, surpreendendo pela positiva, seja com 70 Cenas a fazer o "You Can't See Me", ou o ex-Campeão da WWE a entrar de limusina à gangster na WrestleMania 22, ou até com uma entrada que manda o tecto abaixo (ou o vidro em estilhaços ao chão) na WrestleMania 23.
Isto é a WrestleMania, e o espectáculo conta sobretudo, e não haja dúvidas nenhumas de que em termos de entradas, John Cena é o "show stopper" (sem prejuízo para "HBK") da WWE na WrestleMania.
Do outro lado da moeda, temos Batista, o "Animal", que se quer afirmar como a cara da WWE. Tenho assistido com atenção a todos os Raws, e tenho gostado bastante da transformação lenta de Batista, não para o "Animal", mas como referimos nos comentários do SmackDown, para a "Besta". A sua última prestação no Raw foi absolutamente extraordinária, tendo em conta que Batista por altura dos Evolution mal abria a boca, senão para grunhir (há que chamar os bois pelos nomes!).
Batista tem sido alvo de um dos melhores "character development" que já passou pela WWE, bem ao lado de Chris Jericho, e por esse facto tiro o chapéu à WWE. Resta apenas esperar que a prestação no combate de dois "power houses" seja mais do que apenas isso, e que haja psicologia eficaz e em grande quantidade à mistura, que prolongue para além da WrestleMania.
O vencedor do combate? John Cena é a verdadeira cara da WWE, mas não me parece que o "Animal" (ou a "Besta") vá perder o título tão cedo, nem Cena precisa dele para manter o estatuto que por certo manterá durante mais uns largos tempos.
Prognóstico: ainda Campeão da WWE, Batista.
Logo de seguida (em termos de títulos, não de cartaz), Chris Jericho contra Edge pelo Título Mundial. É seguro dizer que há muito tempo que "Y2J" não protagoniza uma WrestleMania, pelo que será um regresso aguardado da perspectiva de Jericho.
Pela frente, tem Edge, a "Rated R Superstar", tornado "face" desde que regressou do Royal Rumble, e ao que parece, para agrado do público em geral (e do vosso amigo inclusive). Há algo na atitude rebelde de Edge que funciona muito bem, e que o torna verdadeiramente imprevisível, o que deixa sempre espaço para um meio-termo muito agradável. (Do tipo que funciona, não daqueles que não tem reacção, e que assinala à distância a morte de um personagem)
Confesso que não sei o que esperar deste combate, para além da manobra que tem tido mais projecção em memória recente (e não tão recente) na WWE: o "Spear"! Dar importância a um lutador tem muito que se lhe diga, mas dar importância a uma manobra é de génio, e faz-nos realmente antecipar/temer o que aí vem, sabendo que pode pôr o ponto final ao combate - e não haja dúvidas de que Edge será o grande vencedor da noite. Tudo aponta para isso.
Prognóstico: Novo Campeão Mundial, Edge.
CM Punk contra Rey Mysterio foi uma nova surpresa acrescentada nas últimas semanas, e que promete ser realmente isso: surpreendente. Principalmente porque vejo o mestre do "619", qual Luke Skywalker (influências de Star Wars in Concert), a passar para o lado das trevas, ainda que a contragosto... Seria certamente uma infusão de novo interesse na personagem de Rey Mysterio, e algo que se possa prolongar para o Over the Limit, um novo PPV da WWE que vai precisar de algum estofo para ser bem lançado.
Prognóstico: o vencedor, CM Punk.
Quanto ao Money in the Bank, corria o boato pelos sites da Internet que ia ser adiado para um PPV homónimo, mas tal não foi o caso, e, fosse verdade ou não, ainda bem, porque realmente é uma mais-valia para a WrestleMania, e que está ao nível de "semi-main event" graças à oportunidade que proporciona, e ao interesse que cria na história.
Todos os detentores da pasta ganharam títulos, e o melhor é tentar adivinhar em que ponto é que isso vai acontecer, o que dá pano para mangas (principalmente entre nós, fãs do wrestling).
Alguns dos candidatos são fortes, mas se dos dez há alguém que tem tido um "push" mais acentuado, é Drew McIntyre, e por essa razão lhe atribuo o...
Prognóstico: vencedor do "Money in the Bank" e futuro Campeão da WWE/Mundial: Drew McIntyre.
Randy Orton vs. Cody Rhodes. vs. Ted Dibiase: os Legacy chegaram finalmente ao fim enquanto trio, passando agora para uma dupla de ambiciosos futuros campeões. Também foi um "angle" que teve o seu tempo para ser desenvolvido - e bem - e agora vamos ver a colisão da futura lenda com os seus jovens aprendizes.
Espera-se uma coligação entre Cody Rhodes e Ted DiBiase? Ou será o filho do "Million Dollar Man" que vai conquistar a vitória? É a minha aposta.
Prognóstico: vencedor, Ted DiBiase.
No que toca ao combate entre Triple H e Sheamus, há muito tempo que corre pela Internet a notícia de que Sheamus é o protegido do "The Game" e ex-Campeão Mundial por 13 vezes. Se assim for, espera-se um dos combates mais "cerebrais" da noite, ainda que com menos tempo para tal.
Sheamus ainda tem muitos desgraus para subir para ser um campeão com mérito, e trabalhar com o "The Game" é a sua melhor oportunidade para tal. E como tal, a minha aposta...
Prognóstico: vencedor, Sheamus.
Ainda no cartaz oficial, temos também a nova dupla de John Morrison e R-Truth contra Big Show e Miz pelos Títulos de Tag Team. Admito que a minha opinião se encontra um bocadinho dividida nesta matéria; por um lado, a equipa de ShoMiz faz todo o sentido para The Miz, que obviamente, está a ter uma aposta por parte da WWE, e nada como um nome já estabelecido para consolidar o seu lugar.
Por outro lado, temos esta nova dupla, que é o equivalente a Rey Mysterio mas em Tag Team: personagens coloridos, bem-dispostos, animam a pequenada, e têm um sentido de humor bastante acessível e inocente para os mais novinhos (às vezes até demais!)
É sabido que os títulos de Tag Team (e Tag Teams em geral) não são a prioridade da WWE, e se há equipa que os tenha, ao menos que seja uma equipa que mereça alguma atenção (ShoMiz), de modo que não acredito que os títulos troquem de mãos. No entanto, na WWE, tudo pode acontecer.
Prognóstico: vencedores, e ainda Campeões de Tag Team: ShoMiz.
Como Main Event secundário, temos Bret Hart vs. Mr. McMahon. Nos últimos meses mostrei-me algo reticente com o que andavam a fazer ao "Hitman" e todas as medidas tomadas em torno do seu regresso após 13 anos, mas depois de ver a história desenrolar, admito que o desenvolver da narrativa foi bem desenvolvido, e segue uma das fórmulas-base, que serve de derradeira história de sucesso no wrestling: Para o herói ganhar, ele tem de estar na mó mais baixa possível, para a sua vitória ser absolutamente triunfante. E alguém duvida que é Bret Hart que vai ganhar?
Prognóstico (conclusivo): o vencedor, Bret "The Hitman" Hart.
E por fim, o Main Event por excelência, a "desforra" que todos querem ver: "Heartbreak Kid" Shawn Michaels vs. The Undertaker - II!
Foi um combate que, quando foi anunciado, achei que seria fantástico, mas depois pus-me a pensar se não seria repetitivo demais... Mas para além do factor óbvio de não terem mais nenhum combate que se espere realmente sério e sólido de uma ponta à outra para além de Edge/Chris Jericho, e apesar do desenvolver da história não ter mínima comparação com a magnífica história do ano passado, há que lembrar que estes dois são simplesmente dois dos melhores entertainers/sports-entertainers/wrestlers do mundo, que sempre nos brindaram com combates fenomenais, com uma excelente psicologia e "story telling" - a derradeira arte, à volta da qual vive o wrestling e com a qual vibramos.
Assim, merecidamente, mesmo com altas expectativas para ultrapassar, os dois futuros nomes do Corredor da Fama brindar-nos-ão garantidamente com o combate da noite, e que por certo voltará a deixar-nos sentadinhos à borda da cadeira com entusiasmo e na expectativa do que vai acontecer. Estou já a contar com isso.
Quanto ao vencedor, como já dizia um antigo guionista em entrevista para um site de wrestling, "é característico haver combates de reforma, e um lutador voltar. Um lutador pode sempre voltar da reforma, ao passo que uma derrota nunca pode ser apagada".
E com isso, o prognóstico: o vencedor: Undertaker.
E não esquecer que, a abrir as hostilidades (ainda que prometa ser um "dark match"), um combate de 10 Divas. E com isso, os olhos ganham sempre.
Em suma, já se sente o ambiente mágico e cativante da WrestleMania, e como sempre a WWE não olha a meios para fazer deste o maior espectáculo do ano.
Do outro lado do oceano, cá esperamos para que a magia chegue até nós.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment