Thursday, December 17, 2009

Perspectiva: Bret Hart/WWE


Penso que seja a maior notícia a passar pelos sites de notícias de Internet do ano (a ultrapassar a chegada de Hulk Hogan à TNA, que me desculpem os fanáticos): ao que tudo indica, e de acordo com o que se vê relatado, o melhor que houve, que há, e que alguma vez haverá, Bret "The Hitman" Hart regressa à WWE.

Desde 1997, após o infame "Montreal Screwjob" que a maior promoção de wrestling do mundo andava a tentar ter o "Hitman" sob a sua alçada outra vez, e não é à toa. Como já diz o título do livro de Eric Bischoff, "Controvérsia gera dinheiro" e onde haja desgraças, há sempre alguém que vai ganhar com as mesmas. Neste caso, após largos anos de fazer "render o peixe", a "Excellence of Execution" decidiu que seria altura de regressar à WWE por curto prazo.

Logicamente surge todo um leque de dúvidas após a bombástica notícia: O que terá feito Bret mudar de ideias após tão agerridamente proclamar que nunca mais queria um contrato com a WWE? Qual será a recepção a esta lenda? E acima de tudo, qual será o seu relacionamento "on-camera" tanto com Shawn Michaels, como com "Mister" McMahon?


A respeito deste ponto, existe largamente uma suspeita na comunidade de wrestling que Vince McMahon precisa de encher bem o programa de 4 de Janeiro, já que vai fazer frente à TNA em directo. A minha resposta a isso é: balelas! Acho que ajuda, sem dúvida, a começar bem o primeiro programa do ano, mas a TNA deve ser a preocupação mais remota do dono e actual director geral da WWE, tenha esta o Hulk Hogan ou não.

Reforço que a WWE há largos anos que anda a tentar convencer o "Hitman" a voltar ao seu "Universo", e não havendo certezas, estou tendenciado a pensar que um acordo como estes, que se estende de 1 de Janeiro de 2010 até 10 de Abril (abrangendo, portanto, a WrestleMania) tem vindo a ser discutido e falado por ambas as partes de há meses para cá, antes sequer de se saber que Hulk Hogan iria estar em directo com a TNA a fazer frente ao Monday Night RAW no quarto dia do começo do ano.

E não tenho dúvida alguma que o novo acordo seja extremamente benéfico para Hart, uma vez que a WWE tem mais a ganhar com a presença dele nos seus programas, do que propriamente vice-versa. O "Hitman" já disse, inclusivamente no seu livro, que fez de tudo o que havia para fazer no mundo do wrestling, e que não tinha mais nenhum objectivo pela frente, sendo perfeitamente possível uma vida além-WWE. Portanto em conclusão, é o "Hitman" que dá as cartas neste acordo.

O que por si, e falando em palavras, abordo a segunda questão pertinente: e a palavra de Bret Hart? Desde 1997 que mantém que não quer mais nada com a WWE, e até a sua homenagem no Hall of Fame (que funciona por hábito como contrato) foi feita sem qualquer tipo de documento escrito, a risco de Vince McMahon. O que terá feito Bret Hart mudar de ideias? Achará o ex-Campeão Mundial que pode ter aqui, para além da oportunidade financeira, uma oportunidade de apagar os seus fantasmas, e de até fechar um capítulo de tão grande relevo na sua vida? Não terá medo de passar por hipócrita aos olhos do mundo do wrestling, e perder credibilidade nos seus testemunhos?

Penso que seja essa a dúvida de maior destaque, e que talvez um dia seja respondida, mas uma coisa eu tenho a certeza que ele não perdeu, e que sustenta a minha opinião de que será ele o beneficiado deste acordo: "starpower".


Qualquer fã que tenha vivido a sua adolescência ou idade jovem-adulta na altura do "Montreal Screwjob" e até uns anos antes, sabe perfeitamente o que é que Bret "The Hitman" Hart vale no ringue. Ele é muito simplesmente um dos tecnicistas mais reverenciados de sempre no foro do wrestling, tendo inclusivamente conquistado todos os títulos que havia para conquistar na ex-WWF, tendo sido Campeão da WWF por cinco vezes, Campeão Intercontinental duas vezes, Campeão de Tag Team duas vezes, vencedor do Royal Rumble de 1994, King of the Ring de 1991 e 1993 e não esquecer - é um actual Celebrado do Corredor da Fama...

Não tenho dúvida alguma de que qualquer fã que faça os trabalhos de casa sabe quem é Bret Hart, e tendo em conta que fãs desses ainda há muitos, não coloco minimamente a hipótese de Hart ver o seu "starpower" reduzido. Bem pelo contrário, ou este acordo não faria sentido.

Mas mesmo com estes feitos todos que evidenciam a aposta da WWE no "Hitman", também não podemos esquecer do valente balde de água fria que este levou com o "Screwjob". É de supor que, algures no acordo, está implícito que Hart voltará a trabalhar com Shawn Michaels (o contrário parece-me impensável). Assim sendo, e numa dúvida com uma dimensão eventualmente menor, qual será a disposição mental de Bret Hart face ao "Heartbreak Kid"? Hart orgulha-se de ter sido sempre 100% profissional com o "Showstopper", mas sentirá alguma desconfiança relativamente a Michaels? E se existir, impedirá a mesma de chegar ao objectivo pretendido por Vince McMahon?



E num cenário interessante - e eventualmente fictício? - após o desafio de Shawn Michaels a Undertaker no último Raw para uma desforra na WrestleMania, terá Bret Hart algum papel no "angle" que será criado até lá? Partindo do pressuposto que a onda invicta do "Morto" chegará às 18 vitórias, terá Bret Hart algum papel na eventual derrota de Shawn Michaels? Ou o facto do contrato com a WWE acabar pouco mais de uma semana depois inviabiliza essa hipótese?


Tudo questões que me parecem pertinentes, e que vão dar azo a muita especulação por parte da comunidade do wrestling mundial nos próximos meses, mas o que é facto é que, ao que tudo indica, o "Hitman" voltou e pelo caminho, quase de certeza que terá um papel influente a ajudar os Hart Dynasty a chegar a um novo patamar, possivelmente mais numa posição apoiante, e não de lutador (há que lembrar o AVC que Bret Hart sofreu há alguns anos, que tornou a prática do desporto praticamente impossível).

E será numa posição de apoiante, ou mesmo de alguma autoridade, que o "Hitman" verá no seu novo papel? Por certo que a WWE não vai acabar com o conceito do anfitrião convidado até à WrestleMania (possivelmente até ao fim do próximo ano) e ainda há muitos famosos para ajudar às audiências do RAW. Assim, qual será ao certo, o papel de "Hitman" Hart nisto tudo?

Uma desgraça ajuda sempre alguém, mas neste caso em particular, será até seguro dizer que ganham todos! Só os próximos meses ditarão o sucesso deste grandioso e aguardado regresso.

Stay tuned!

No comments: