Sunday, February 19, 2006

Royal Rumble 2006

E foi assim o primeiro evento Pay-Per-View da WWE na Sic Radical - entregue em bandeja dourada de borla! Como já referi, é sem dúvida algo a aproveitar. Antes de nos lembrarmos de nos queixar das três semanas de atraso, devemos é ter em mente que até nos EUA, terra Natal da WWE, onde a emissão corre a horas, os próprios americanos têm de pagar por um evento especial destes. Com este pequeno privilégio de ver um dos quatro eventos de renome da WWE integrados na programação normal da Radical (com mais dez também com emissão garantida), reforço que não estamos nada mal servidos.

Mas eis que as opiniões variam: há quem opine que foi bom, há quem opine que foi mau, há quem opine que foi de qualidade média... Pessoalmente, privilégio ou não, estou inclinado para dizer "razoavelmente bom". O que é facto é que 2006 começou a rebentar com duas trocas dos dois maiores títulos num espaço de dias, mas desde então que a paisagem não se avizinha muito brilhante para a WrestleMania 22, em contraste com os dois últimos anos, onde em 2004, estava a crescer a passos largos a rivalidade entre Triple H, Shawn Michaels e Chris Benoit pelo título Mundial e em 2005, a facção mais proeminente já de há alguns tempos, os Evolution, se desmanchava com Batista como o segundo membro a sair do grupo, numa rivalidade que também prometia muito, já que Triple H prometia ser campeão inabalável e indestronável.

2006, porém, após um New Year's Revolution de sucesso, está a parecer pouco prometedor, já que para além da rivalidade McMahon/Michaels (rivalidade essa que, penso eu, culminará na WrestleMania de algum modo), não há nada muito prometedor no horizonte. Sem dúvida, os campeões Kurt Angle e John Cena estarão presentes, tal como outros top-carders como o Undertaker, o Rey Mysterio, o Edge, o Triple H e o Randy Orton (entre poucos outros), mas só após o No Way Out poderemos ter uma ideia do que nos espera a 'Mania.

Para já, está em questão o início da estrada para a WM 22, que teve começo com a recuperação do título da WWE por Cena, a retenção do título de Kurt Angle e Rey Mysterio, que após uma vitória emocionante e em honra de Eddie Guerrero, se dirige para o Main Event do maior evento do ano, para lutar pelo título.

O cenário do evento do Royal Rumble estava espectacular, com as colunas, as bandeiras caídas, o pano de fundo, as quadrigas e o portão com dois soldados a guardá-lo a representarem o coliseu. Pela primeira vez em muito tempo, o visual do Rumble foi fiel ao nome.

O combate "Royal Rumble" em si, teve algumas surpresas e outras chegadas aguardadas mas não menos emocionantes, como a de Rob Van Dam. Em 20º lugar, a entrada de RVD foi uma das maiores reacções (pop) da noite e foi um bom retorno para o "Espectáculo Total" ("Whole Dam Show"). Outra reacção muito grande deu-se na entrada Rey Mysterio com um lowrider à lá Eddie Guerrero. La raza, bem representada e o espírito do "Latino Heat" bem vivo. Foi uma homenagem sentida e muito bonita.

Tivemos também o retorno do Eugene e os retornos bastante surpreendentes de Tatanka (que gozou uma boa temporada na altura do programa WWF Superstars) e do Goldust, que voltou mais uma vez após uma breve estadia para a Taboo Tuesday (cujo nome foi modificado para Cyber Sunday e passado para o Domingo mais para o fim deste ano).

Foi um combate muito bom, a meu ver, e Rey Mysterio mereceu a vitória, entrando também para a História como o primeiro da sua categoria a ganhar um combate que fora anteriormente dominado por Superstars de Pesos Pesados para cima.

No que toca ao Campeonato da WWE, que começou com uma entrada espectacular para John Cena, foi a desforra já muito aguardada e com um resultado algo esperado para Cena e o "Rated R Superstar" Edge. John Cena, tendo sido aliviado do peso do título por algum tempo, já não farta como fartava - foi um descanso bom que serviu para acalmar o público... Mas por quanto tempo?

Quanto ao Campeonato Mundial, foi um combate com pouco apelo para quem o lesse no cartaz, mas com um conceito interessante: força bruta contra excelência técnica. Não foi mau (gostei especialmente da cadeirada que Henry levou - muito boa!), mas em termos de "star power" combinado, não merecia ocupar o lugar de último combate da noite.

Combate mais fraco mesmo, foi JBL contra Boogeyman. Entre o comer de minhocas e fumo vermelho, ainda não deu para ver realmente aquilo do que o Boogeyman é capaz no ringue. JBL fez o melhor ao seu alcance, mas foi um combate decididamente franco e decepcionante.

Mais decepcionante ainda, porém, foi a prestação da Ashley no ringue. Há Divas como a Trish Stratus e a Victoria que dão excelentes combates e depois temos tentativas falhadas de lutadoras como a Ashley e a Candice Michelle (que não constou no cartaz), que infelizmente só empobrecem a arte em que se encontram. É pena quando a aposta se deve a visual e não a talento... Lembra a MTV.

E salvo os completamente descabidos os Spirit Squad (aos quais o público permaneceu completamente indiferente), haja ao menos no começo do cartaz um combate muito bom de Meios-Pesados (ou Cruiserweights) a salvar o início das hostilidades serem o falhanço total. São lutadores de uma categoria que raramente desilude.

Entre as marotices do Vince McMahon com as Diabinhas do Vince (Vince's Devils) e o Triple H a pedir que estas lhe segurassem na bola, porém, a ajudar a preencher a noite, (segmento esse disponível em DVD, quando for lançado) esta foi terminada de um modo... implosivo! Refiro-me, claro, ao belíssimo final de arrepiar do Undertaker logo após a vitória de Kurt Angle, no qual o "Morto" lançou relâmpagos das mãos, levando às explosões acima do ringue e à implosão deste, ajudando assim a pavimentar mais um bom bocado da estrada para a WrestleMania.

Com o No Way Out como última paragem antes do "Grandaddy of them All", o que nos esperam as próximas semanas do Raw e do SmackDown! até lá?

Local de partida: Royal Rumble. Vamos fazer-nos à estrada.

- Gregory Helms ganha o Desafio Texas Tornado pelo título de Meios-Pesados
- Mickie James derrota Ashley (Trish árbitra convidada)
- Boogeyman derrota JBL
- Rey Mysterio ganha o combate "Royal Rumble"
- Cena derrota Edge e recupera o título da WWE
- Angle derrota Henry, retendo o título Mundial


Repetição 1: Quarta às 10h
Repetição 2: Sábado às 18h30

No comments: