É agora a vez de rever alguns dos destaques de 2005 no que toca ao SmackDown!. Estes "Best Of" são sempre a minha oportunidade de melhorar algumas soluções que tinha tido na altura da tradução e até fazer umas pequenas correcções. É um bocado como o George Lucas, quando voltou a lançar a trilogia da Guerra das Estrelas - é o meu "translator's cut"!
Às vezes mordo-me um bocado por estar sossegado em casa a ver um episódio de um dos programas (quando, finalmente, posso realmente gozar o programa como deve ser e o fruto de muito trabalho) e pensar que podia ter traduzido uma frase de um modo diferente. Ou ter mudado um adjectivo, ou uma alcunha... ou ter prestado atenção porque houve uma pequena gralha! (Sou humano, não sou máquina) Mas é mesmo a natureza da área em que eu e muitos tradutores estamos, estejamos a trabalhar numa série ou num filme. Há que cumprir prazos - satisfação criativa e pessoal não é um requerimento obrigatório.
Relativamente ao wrestling, as maiores mudanças já foram abrangidas na minha review ao ano de 2005 no que toca ao Raw.
Apesar de não ter sido este um ponto alto, desejo salientar, no entanto, a morte do Eddie Guerrero. Acho que sinceramente que não houve fã a quem esta perda tivesse sido indiferente. Penso que não haverá conjunto de palavras, por mais extenso que seja, de ninguém, para exprimir o vazio que ficou para trás, e como o wrestling perdeu, prematuramente, aquele que, seguramente, passou para a História como um dos maiores lutadores e entertainers de sempre.
Milhões e milhões de fãs pelo mundo fora sentiram a perda, e alguns milhares, inclusivamente, exprimiram-na em cartas dirigidas à WWE, chegando a atingir mais de cem mil e-mails individuais, que serão juntos num caderno e entregues à família Guerrero, para recordarem o calor que o Eddie nos deixou no coração. Houve ainda fãs que exprimissem esse vazio através de cartazes nos eventos da WWE. Eu, decidi exprimi-lo fazendo um pequeno tributo ao Eddie, juntando várias fotografias e até um pequeno vídeo que captei na WrestleMania 21, que poderão ver aqui.
Decididamente, e feitas as contas, o ano não foi o melhor para a SmackDown!, nem para a WWE, que perdeu um dos seus... Mas 2006, esperamos, será melhor.
Combate do ano desta marca, na minha opinião: Eddie Guerrero contra Rey Mysterio num Combate de Escadote no SummerSlam.
No comments:
Post a Comment