Wednesday, April 06, 2011

Perspectiva: Rock / Cena: WrestleMania XXVIII


A WrestleMania XXVII já lá vai, e por impressionante que pareça, parece que a "WrestleMania Season" ainda não acabou! Não sei se será dos dias quentes e o cheirinho a noites de Verão, ou se é mesmo o facto de já termos um combate oficialmente escalado para a WrestleMania do próximo ano:

John Cena vs. The Rock!

Era um combate já há muito desejado, e recentemente muito falado, com a reintegração de The Rock no Raw. A pergunta era: que papel teria The Rock na WrestleMania deste ano? Neste momento, está tudo explicado. (E para quem não viu, poupe-se aos "spoilers" que se seguem).

O papel de The Rock como anfitrião foi apenas uma fachada para justificar o início de um "feud" que vai durar nada menos do que um ano, algo absolutamente inédito desde tempos de Andre The Giant, e verdadeiramente impensável nos tempos que correm, em que o tempo médio de criação de "feuds" é cerca de um a dois meses, de PPV para PPV.

A WWE gosta muito de utilizar a ideia do "first time ever", para dar a sensação que ainda estão a desbravar terreno, e que ainda o produto WWE ainda tem entusiasmo para dar aos seus fãs, o Universo WWE.

Mas a verdade é que este é um remate à baliza (ou um "home run", se assim quiserem) absolutamente incrível, que vai marcar a tónica deste novo Ano WWE em que agora entrámos.

Será extremamente interessante ver o que se avizinha nos próximos 12 meses, relativamente a esta rivalidade de The Rock com John Cena.

Não haja dúvidas que há pano para mangas, e não podemos esquecer o que já foi referido: é a colisão de duas eras: a era moderna com a Attitude Era. Isto é muito mais importante do que apenas para a história em si; é possivelmente o ponto mais fulcral, e verdadeiramente real que existe em todo este panorama.

Há quem sinta que a Attitude Era foi o período de maior explosão para a WWE, e com razão. "Stone Cold" Steve Austin, The Rock, bem como outros personagens mais "rebeldes" viram a sua origem em meados da década de 90, não só na WWE, como na WCW. Hoje em dia, muitos desses fãs ainda acompanham o produto WWE, ainda que, possivelmente - e consensualmente - não com o mesmo interesse.

Por outro lado, temos os fãs modernos do John Cena. "Hustle. Loyalty. Respect". Muitas cores e "fruity pebbles" à mistura, temos este Hulk Hogan moderno, que não manda os seus fãs tomar vitaminas, nem nada que se pareça, mas que pretende ser um exemplo a seguir para as crianças, e que lidera por exemplo.

E pelo meio, temos ainda fãs que gostam das duas partes, e que tanto torcem por The Rock como John Cena. Que partilham justamente das duas mentalidades.

E logo por aí, acho que o Sun Life Stadium, a "casa" da próxima WrestleMania, vai estar ao rubro. Vai ser o combate que tantos esperavam, mas nunca achavam ser possível. Há um ano, era ainda impensável o regresso de The Rock à WWE. Agora, verificou-se, e será de facto consumado com "one... more... match" no maior evento do ano.

É uma história verdadeiramente incrível, que nos apresentará com certeza muitas surpresas pelo caminho, e que porá a WWE nas bocas dos media, e do mundo.

É, e friso, uma das apostas mais incríveis que o gigante do Sports Entertainment fez nos últimos tempos, e não tenho dúvida alguma que a recompensa será grande. Muito, muito grande.

Olhos bem abertos, porque se há seis anos WrestleMania 21 esgotou em dois minutos, esta é bem capaz de esgotar em meros segundos, e com fãs ao pontapé para comprar bilhete.

History in the making.

1 comment:

Mic@el said...

Realmente esta feud entre John Cena e The Rock tem tudo para ser bom e ficar para a historia! Tenho estado apagado do wrestling mas este ano espero acompanhar todos os desenvolvimentos :) Abraço