Thursday, January 20, 2011

WWE All Stars: o Jogo


O que é a WWE, senão entretenimento? O que são as "Superstars" senão atletas que cativam a nossa imaginação em cenários fictícios, e frequentemente espectaculares? Pois aí vem um jogo que por certo restituirá o prazer do "gameplay" de um jogo da WWE para consola, sem a toda a confusão técnica.

Confesso que há muito tempo que um jogo da WWE para consola não me cativa, como foi o caso como o SmackDown!: Heres Comes The Pain. É verdade: um jogo que ainda não dependia do prefixo "vs. Raw" para ter sucesso. A mecânica de jogo era relativamente simples, a fluidez era do melhor, e lembro-me de ser um jogo que passava horas e horas a jogar, fosse com amigos, fosse sozinho.

Os jogos seguintes têm melhorado na componente gráfica, têm acrescentado umas brincadeiras engraçadas como o "GM Mode" do SVR 2008, ou mais recentemente o Create a Story, característico do SVR 2010, mas a base não está lá. A dinâmica de jogo é pobre. Os controlos implicam uma questão de hábito, mas não são nada intuitivos. As falhas de "clipping" são muitas. O árbitro mete-se frequemente no caminho, provocando desqualificações!... E quando um jogo é prejudicado pelas bases, tudo o resto sofre.

Basta ver um jogo como o Super Mário, que, apesar ser característico de um género diferente, viu os seus tempos áureos na década de 90, no "último grito" da altura, o Game Boy. É verdade, uma consola três vezes maior em todas as dimensões que um telemóvel, que só projectava uma única cor em cima de um fundo verde. Mas o que funcionava eram os controlos e o facto de serem tão intuitivos, o que se traduzia num jogo absolutamente viciante, e com boa fluidez no "gameplay".

Agora, na segunda década do novo milénio, somos presenteados com um jogo que, a meu ver, mistura o melhor da WWE, com o melhor dos jogos para consola.

Quem se lembra do Street Fighter? "Porrada" pura e dura com golpes fantasiosos à mistura, apresentada de forma espectacular, com personagens imaginativos. A WWE finalmente apanhou o comboio, e pelo menos com este jogo, deixou as componentes técnica, "realista" e de desporto de parte, e juntamente com a THQ (eterna "developper" dos jogos da WWE para consola) concentrou-se em fazer um jogo pouco complicado, e que promete ser extremamente divertido de jogar.

As personagens? Os nossos favoritos Superstars da WWE, tanto nomes actuais como lendas como Andre, The Giant. Podemos ter combates nunca vistos, como The Rock contra John Cena, Triple H contra "Macho Man" Randy Savage, Bret Hart contra Rey Mysterio... As hipóteses são muitas, e são de agradar ao paladar refinado dos fãs mais "hardcore" do "Universo WWE".

O grafismo das imagens apresentadas até agora (podem procurar no Google, ou no YouTube, depois de verem o trailer acima apresentado) está absolutamente estonteante, e deverá ser um mimo jogar este jogo numa PlayStation 3, ou numa Xbox 360, num televisor de alta definição.

Talvez o único escrutínio sob o qual a WWE se terá voluntariamente colocado, será o facto das personagens parecerem ainda mais... como dizer... "esteróidianas". Não bastasse já a noção que o público "mark" tem dos atletas da WWE se encherem de substâncias, esta veio deitar achas à fogueira.

Mas penso que essa ideia passe para segundo plano, assim que se deitar as mãos a um controlador, e se envolver na "realidade" ultra-fantástica da WWE neste jogo, lembrando-se mais o jogador de um grafismo e da apresentação de personagens mais ao estilo do já referido Street Fighter, com uma jogabilidade a corresponder.

Será sem dúvida um título a não perder, e que, se for tão bem executado como é apresentado, terá tudo para vingar como um dos melhores jogos de "arcade" de combate de 2011.

O roster inteiro ainda está por ser revelado, mas até agora, segundo a IGN UK, estão confirmados os seguintes nomes:

John Cena
The Rock
Andre the Giant
Bret Hart
Rey Mysterio
Triple H
John Morrison
"Macho Man" Randy Savage
Ricky "The Dragon" Steamboat
Big Show
Kofi Kingston
Sheamus

The Million Dollar Man (GameStop Exclusive)
Ted Dibiase (GameStop Exclusive)

Para os interessados, fica ainda este vídeo da Stage Demo do jogo na convenção de jogos E3, com convidados especiais Cody Rhodes e o seu pai, o "American Dream" Dusty Rhodes: http://www.youtube.com/watch?v=W42asAkCkWM

1 comment:

Anonymous said...

O que se pode dizer do jogo é que é no mínimo estranho. Não estou, nem eu nem ninguém, habituado a uma coisa destas, porque nunca a WWE nos apresentou este tipo de produto.

No entanto, será uma experiência diferente, sendo que o jogo é mais virado para a componente "fighting", tal como disse o Cody Rhodes.

Parece-me é que descuidaram um bocado o grafismo do jogo, porque os próprios wrestlers parecem grotescos. A própria cara deles parece deformada.

Mas é certo que vou comprar quando sair e testar. E digo desde já que estou com grandes expectativas, pode ser de facto a "aposta na mouche" da WWE.