Sunday, January 31, 2010

Perspectiva: Royal Rumble 2010


É hoje, Domingo 31 de Janeiro, que é assinalada uma das datas mais importantes do ano: a data do Royal Rumble, o primeiro grande evento anual da WWE, que marca o início da Estrada Para a WrestleMania.

Com o passar dos anos, o evento, que conta entretanto com 22 anos de existência, ganhou uma importância emblemática no mundo da WWE (ou "Universo WWE") por ser a rampa de lançamento oficial para a mais promissora estrela, que virá a figurar como cabeça de cartaz na WrestleMania do mesmo ano.

Nos últimos cinco anos, os vencedores foram Randy Orton, John Cena, Undertaker, Rey Mysterio e Batista; todos eles ganharam o primeiro grande espectáculo do ano, e todos eles saíram das WrestleManias com o título à volta da cintura.

Será que a tendência vai continuar? Veremos nós este ano um vencedor do Royal Rumble que não saia da WrestleMania campeão? Ou o Royal Rumble continuará a afirmar-se, mais do que o início da Estrada Para a WrestleMania, como o início da estrada para o estrelato?

Já são 25 participantes anunciados, de um total de 30, o que naturalmente deixa espaço para muita surpresa (entretanto uma constante assente no Royal Rumble).

Faça-se então uma pequena súmula dos 25 e uma pequena análise quanto à sua probabilidade de ganhar o primeiro evento do "Quarteto Fantástico" da WWE.


John Cena: o ex-Campeão da WWE passou o testemunho a Sheamus no TLC, tendo sido inicialmente escalado para uma desforra no Royal Rumble. Consta que Cena anda lesionado nas costas, e daí ter sido substituído por Randy Orton para um dos Main Events deste Rumble. Por certo que Cena terá um lugar de destaque na WrestleMania, mas não espero que seja o vencedor da noite de hoje.

Batista: Com a rivalidade que se tem vindo a desenrolar com Rey Mysterio, e dada a fúria do "Animal" em querer recuperar o título, seria interessante ver Batista ganhar o Rumble para depois enfrentar o actual Campeão Mundial na WrestleMania. Será possível? Já falarei disso.

Triple H: A sua lenta separação de Shawn Michaels e dissolução dos DX tem vindo a ser muito bem construída, e particularmente no último Raw, a importância do Royal Rumble foi muito bem assinalada. De todos os candidatos actuais, este é o mais provável a ganhar o Royal Rumble este ano para enfrentar o Campeão da WWE na WrestleMania.

Chris Jericho: não me parece um sério candidato a figurar na WrestleMania. Mais provável será um angle com Drew McIntyre em torno do Título Intercontinental.

Shawn Michaels: O desafio foi feito, e a vontade é patente: "HBK" quer à viva força enfrentar Undertaker na WrestleMania. Partindo do princípio que o "Morto" ainda será Campeão Mundial, será interessante... A menos que o Undertaker perca o título até lá, no Elimination Chamber. Se Shawn Michaels ganhar o Royal Rumble, ele terá que enfrentar o Campeão Mundial na WrestleMania, o que anularia a hipótese de quebrar a "Onda Invicta" do "Morto". Será essa uma real hipótese? Duvidoso... Prevejo que Triple H e Shawn Michaels façam parte dos últimos três do Royal Rumble, realçando o confronto entre amigos: um quer lutar pelo título, outro quer lutar por uma questão de orgulho. É, sem dúvida, a grande história deste Royal Rumble, que vale a pena ver com atenção. E em relação a Shawn Michaels ganhar? Uma boa probabilidade.

Kofi Kingston: A rivalidade com Randy Orton estava a ter um início interessante, marcado sobretudo pela destruição do carro "quitado" de Randy Orton, e pelo momento quase à ECW (a original) no Raw que se seguiu. Desde então que a coisa arrefeceu, e agora com Sheamus à mistura, parece ter morrido mesmo. Penso que é uma das estrelas com mais potencial na WWE, mas neste momento, acho altamente duvidoso que ganhe o Royal Rumble.

MVP: Apesar de estar a gostar desta rivalidade com o Miz (sobre o qual já falarei), penso que seria altura para o "Ballin' Superstar" subir mais um degrau na estrada para o estrelato. Não esquecer que o Royal Rumble não é apenas lugar para as estrelas já afirmadas; também é lugar para novos nomes marcarem presença no mapa e assegurarem o futuro da empresa. Gostaria de vê-lo ganhar? Sim. Será que vai ganhar? Provavalmente não...

The Miz: Em duas palavras, The Miz é um "gosto adquirido". Confesso que no início não lhe achava muita piada (e continuo a não achar, até certo ponto), mas com a rivalidade que se tem vindo a desenvolver com MVP, ele tem mostrado um enorme à-vontade ao microfone, fazendo uma promo memorável com a "Ballin' Superstar". Se ele não voltar a meter a pata na poça a dizer coisas como "I treasure this THING" (referindo-se ao Título dos EUA), ao passo que estará muito longe de ganhar este Royal Rumble, penso que será um nome a observar para o futuro.

R-Truth: É uma personalidade carismática, com bom físico e muito atleticismo, que parece estar a desenvolver um bom "rapport" com os fãs... Mas acho que a honra máxima à qual alguma vez chegará, será um Título Intercontinental, ou dos EUA.

Jack Swagger: Tal como Kingston, uma das "vítimas" do "puxa-empurra" da WWE. Primeiro sente-se uma forte aposta, depois não tanto, e agora está mais ou menos a meio-termo. Vejo-o perfeitamente como um futuro Campeão da WWE, mas não para já.

Evan Bourne: Seria possível termos um segundo Rey Mysterio na WWE, na medida em que ganharia o Royal Rumble e depois um dos grandes títulos na WrestleMania? Seria um eventual candidato a tal, mas teria que ter algo mais por trás. Numa realidade pós-WrestleMania 22, altura em que Rey Mysterio ganhou o Título Mundial, e Vince McMahon disse nos bastidores que seria apenas daquela vez, não me parece provável.

Ted DiBiase: Tal como aconteceu com os Evolution e Batista em 2005, seria bastante interessante ver DiBiase - que entretanto viu a sua estreia num filme da WWE Studios - a ganhar o Royal Rumble, separar-se dos Legacy (que têm andado em terreno tremido) e lutar na WrestleMania por um título... Mas não me parece provável. Outro nome a observar para o futuro.

Big Show, Zack Ryder, Mark Henry, Kane, William Regal, Chris Masters, Great Khali, Yoshi Tatsu, Shelton Benjamin, CM Punk, Matt Hardy, Carlito e Cody Rhodes são os restantes 13 participantes conhecidos no Royal Rumble, como me parece claro, nenhum deles figurará o Evento Principal da WrestleMania deste ano.


Dos restantes combates anunciados, vale a pena explorar as hipóteses relativamente a Undertaker / Rey Mysterio pelo Título Mundial.

A rivalidade entre Batista e Mysterio tem estado bastante acesa, e tem-se provado bastante interessante; seria mesmo absurdo pensar que Batista está excluído, de alguma forma, de lutar pelo Título Mundial na WrestleMania.

Penso que seja possível ver Batista a interferir no Royal Rumble, resultando num no-contest, e a retribuição do favor de Mysterio a Batista no combate Royal Rumble. Com a rivalidade por resolver, no Elimination Chamber as teimas seriam tiradas com Undertaker, Batista e Mysterio (mais três concorrentes) no mesmo combate Câmara de Eliminação e o vencedor (Batista ou Mysterio) ganharia o título. O derradeiro campeonato dar-se-ia na WrestleMania, entre o "Animal" e o mestre do "619".

E onde ficava o Undertaker no meio disto tudo? Possivelmente enfrentaria Shawn Michaels na WrestleMania numa simples desforra com apenas a "Onda Invicta" em jogo. É sabido que Shawn Michaels tira sempre algum tempo de folga após a WrestleMania, de modo que seria inviável tê-lo como campeão. Com a vitória do Undertaker, chegando aos 18-0, seria então possível voltar a pô-lo no Backlash, a enfrentar o Campeão Mundial (fosse ele o "Animal" ou Mysterio), e clamando a desforra que não conseguiu ter.

De todos os cenários que se possa imaginar, dada a intensidade de ambas as rivalidades, e os acontecimentos pós-WrestleMania, este cenário é o que me parece mais plausível. No entanto, também não excluo a hipótese de um Campeonato Mundial entre Undertaker e Shawn Michaels na WrestleMania, com o "Morto" a manter a sua "streak", e Batista e Rey Mysterio simplesmente num "grudge match". Tiraria um pouco da importância à rivalidade (tal como, na minha opinião, aconteceu entre os Hardys na WrestleMania 25), mas sempre seria uma alternativa realista.

Especulações e cenários à parte, a realidade é que está tudo em aberto: a começar por hoje, os próximos dois meses até à WrestleMania serão decididos, e certamente que será construído o caminho para mais outra WrestleMania repleta de momentos incríveis.

"Who will be The One"? Amanhá já saberemos!

No comments: