
Como já devem saber das notícias que andam a circular na internet, a WWE vai passar a transmitir os seus três programas semanais em HD (alta definição), a começar com a emissão do Raw daqui a duas semanas, nos EUA.
Para além do mais, e no que toca a PPV's, o Royal Rumble será o primeiro Pay-Per-View do ano a ser transmitido em HD, o que, alegadamente, dará outro "look" e experiência à programação que vemos.
Como é que isto se traduz para o nosso país?... Por enquanto, não se traduz em nada. Neste momento, e tanto quanto eu saiba, nem a TVI, nem a SIC têm equipamento activo para emissão em HD. (Dada a informação que recebi, a TVI não tem, garantidamente.) É uma mudança, por enquanto, extremamente cara, e pouco comportável, que envolve a substituição de todo o equipamento e componentes relativos a imagem, em estúdios e "workstations".
Portanto, a única evidência que nós teremos de uma emissão em HD - e à semelhança de Conan O'Brien, por exemplo - será o formato obrigatoriamente panorâmico (o formato High Definition é, por natureza, um formato 16:9), e, para aqueles com o olho mais apurado, uma subtil diferença na iluminação física de todo o produto. (A WWE passou por uma extensa fase de testes com HD, de forma a garantir que não se via até demais, no que toca aos detalhes físicos das estrelas, e ainda para analisar o modo como o produto é realizado, de forma a manter ainda alguma da surpresa)
Fora isso, no produto televisivo, só sentiremos que as nossas estrelas favoritas estarão na nossa sala de estar, quando essa migração se der. (Não esquecendo, naturalmente, que, nessa altura, precisarão de ter um televisor HD ou HD Ready de forma a gozar o programa como deve ser)
No que toca à vertente DVD, e para o nosso mercado mais concretamente, pelo que apurei de clientes e contactos, é pouco provável num futuro próximo termos DVD's de alta definição, sejam eles Blu-Ray ou HD-DVD, sendo a definição standard (actual) preferida para já.
Em suma: como se avizinha o futuro HD para Portugal, relativamente à WWE? Neste momento, não se esperam desenvolvimentos. À semelhança do que aconteceu com a transição de VHS para DVD, poderá, até, ser uma questão de anos até que as duas plataformas (TV e DVD) sejam plenamente actualizadas, e a tecnologia HD se torne standard.
O lado bom e compensador da questão, e sendo que a tecnologia High Definition é uma plataforma bastante mais exigente no que toca à apresentação de conteúdo, é que num futuro próximo, os programas que passarmos a ver na televisão e nos DVD's comprados, terão um relativo aumento de qualidade na imagem e no áudio, o que, para já, é um progresso.
No comments:
Post a Comment