Friday, February 02, 2007

DVD: Born to Controversy - The Roddy Piper Story



“Assim que pensas que tens as respostas, eu mudo as perguntas!” Era esta uma das frases de marca de um dos maiores Sports Entertainers de sempre, que ainda hoje tem um nome e cara reconhecidos por grande parte dos fãs da actualidade, que cresceram a ver wrestling nos anos 80.

“Rowdy” Roddy Piper sempre foi anunciado na WWE como sendo oriundo de Glasgow, na Escócia, entrando orgulhosamente na arena com a sua gaita de foles, acompanhado por vezes de uma banda de marcha a entoar canções escocesas. Tinha um feitio tempestuoso, um físico mediano, e a linguagem que sabia falar melhor, exprimia-a com os punhos.

Mas na realidade, Roderick George Toombs (seu nome verdadeiro) nasceu em Winnipeg, no Canadá, teve uma infância problemática e sempre em mudança e acabou por aprender quase tudo o que sabe a sobreviver nas ruas. A gaita de foles era o seu único refúgio, independentemente de onde estivesse, e foi esse instrumento (mais o seu fiel kilt que viriam a compor a sua imagem de marca) e a sua presença inigualável que o conduziram ao mundo do wrestling profissional.

Este documentário, “Born to Controversy – The Roddy Piper Story” ilustra a sua passagem pelos vários territórios que outrora existiam ao longos dos Estados Unidos, o seu sucesso na Mid-Atlantic, e o combate que viria a chamar a atenção de Vince McMahon, o famoso e extremamente brutal “Dog Collar Match”, no primeiro Starrcade de 1983.

Como consequência deste combate, e após um valente golpe de Greg Vallentine, que levou Piper a passar por um período de recuperação do tímpano furado no calor da batalha, Piper entrou na WWE inicialmente como manager temporário, mas pouco tempo após alcançando fama também como lutador.

Foi então que, após ter dado provas com o seu carisma inigualável e uma habilidade incomparável de falar ao microfone, lhe foi destacado o Piper’s Pit: um segmento de entrevista com outros lutadores, que viria a ter um enorme sucesso, dada a imprevisibilidade de cada entrevista. Todos os grandes nomes se tornariam ainda maiores após uma visita ao “Pit” e em virtude dessa rampa de lançamento, também o seu próprio nome viria a ficar mais estabelecido.

Desde os mais recentes “Carlito’s Cabana” e o “Cutting Edge” até segmentos mais antigos como o “Heart Break Hotel” com Shawn Michaels, todos eles foram fortemente inspirados no único e original “Piper’s Pit”, que mudou por completo o modo como as promos de wrestling de hoje em dia são feitas.

“Stone Cold” Steve Austin, The Rock, Hulk Hogan, Ric Flair, entre muitos outros grandes nomes, mostram-nos que não há culpas a ser atribuídas no que toca à qualidade de um produto, pois os seus mais valiosos recursos (estrelas inatas, no mais verdadeiro sentido da palavra) são raros e inestimáveis. Afinal, o que é um programa sem boas estrelas?

Roddy Piper e o “Imortal” Hulk Hogan foram, na sua maior época (começo dos anos 80) as maiores estrelas da WWE, e os principais catalisadores para a Rock’n'Wrestling Connection, que contava com uma associação da WWF/E a grandes estrelas da música, filme e televisão, evidenciada em especial na primeira WrestleMania.

Cada qual ao seu estilo – Hulk Hogan com a Hulkamania e uma nova visão para o negócio, e Piper com o frequentemente imitado Piper’s Pit – lado a lado com esta aberta para o mainstream, ambos foram fulcrais para uma maior nacionalização e para os primórdios de uma internacionalização para a WWE, que se tornou a líder incontestável de wrestling/Sports Entertainment no mundo, graças a talentos como Piper.

Neste documentário também sabemos mais acerca da amizade de “Hot Rod"
com “Cowboy” Bob Orton (pai de Randy Orton), das suas breves passagens pelo cinema em jeito de “folga”, da controversa entrevista à HBO (na qual Piper foi falsamente retratado como um homem amargo com o negócio) e da sua celebração no Corredor da Fama.

O DVD é uma edição de três discos, que, para além do documentário biográfico, conta com combates, histórias, e toda as edições do “Piper’s Pit” realizadas até hoje como extras.

Numa nota pessoal, é um dos melhores DVD’s biográficos que tenho, superando até aquele de Hulk Hogan.

Para fãs mais antigos, ou para os fãs mais novos que queiram saber mais um pouco sobre a História do wrestling e os personagens que a fizeram, recomendo este DVD vivamente!

No comments: