Monday, May 08, 2006

Retrospectiva: King of the Ring

Para quem tenha visto o começo do Torneio "King of the Ring" na nossa Sic Radical, mas não tenha acompanhado o wrestling da WWE até à emissão dos seus programas no canal, é capaz de ser uma surpresa.

Mas o que é facto é que o King of the Ring já existe há algum tempo em forma de Pay-Per-View e apesar de existir enquanto torneio desde 1986, eu lembro-me do primeiro Pay-Per-View que vi (e posso relembrar hoje em DVD) numa altura em que a sigla era WWF e o programa da berra era o "WWF Superstars", ano de 1993.

Nomes que, salvo Tatanka, não constam hoje em plantel algum no serviço activo no ringue, eram os reis daquela época: Bam Bam Bigelow (também ex-ECW), Razor Ramon (Scott Hall), o falecido "Mister Perfect" Curt Hennig, "Hacksaw" Jim Duggan, "The Narcissist" Lex Luger e claro, o inigualável Bret "The Hitman" Hart tiveram todos eles combates que ainda hoje me vêm à memória como um dos melhores Pay-Per-Views que já vi.

Mesmo agora, na minha actual perspectiva de "smark", uns anitos mais velho, e mais elucidado quanto ao modo como a máquina do Sports Entertainment funciona, sempre que vejo aquele Pay-Per-View, continua a deixar-me sem fôlego e como que exausto após cada volta de combates.

Tendo sido sempre um grande fã do Bret Hart, (e sendo "mark" na altura), lembro-me do quanto me frustrou ver o Jerry "The King" Lawler, na altura um lutador activo, a estragar por completo a cerimónia de Hart, numa altura em que a rivalidade entre o "King" e toda a família Hart estava bastante acesa. E ainda hoje, posso rever esse Pay-Per-View, agora vendo com outros olhos todos os acontecimentos, e apreciar dois grandes "workers" da altura a fazerem uma promo espectacular no desfecho de um grande evento.

O último King of the Ring para Pay-Per-View foi realizado em 2002 e quatro anos depois, o torneio foi "ressuscitado", tendo a final lugar no PPV da SmackDown! que se avizinha daqui a algum tempo na "realidade radical".

E por maior plataforma de lançamento que tenha sido com o passar dos anos, lançando estrelas como Triple H, Kurt Angle, "Stone Cold" Steve Austin e até The Rock, entre outros, lembro com mais carinho a edição composta pelos combates a partir dos Quartos de Final de 1993.

O torneio King of the Ring, para meu grande agrado, voltou - e espero que para ficar.

No comments: