O que aconteceu aos tempos em que uma Tag Team tinha tanto prestígio? Parece que hoje vemos Tag Teams boas a formar-se e poucas semanas depois a serem desfeitas (um exemplo: Lance Cade e Trevor Murdoch). Mais recentemente, da parte da marca Raw, era das poucas Tag Teams existente enquanto unidade criada para o efeito, tal como no fim da década de 80, início de 90, havia os Rockers, os Legion of Doom (perdoe-me quem discorde, mas sempre prefiro a primeira versão), os Steiner Brothers ("The Frankensteiner" do Scott Steiner, uma espécie de de "hurricanrana", aplicada quando o adversário vinha a correr depois de bater nas cordas - inesquecível), os Bushwackers... Tantas Tag Teams que a minha geração (meados-fins de 1970) se habituou a ver na altura do programa WWF Superstars, bem como gerações antecessoras, numa época em que os títulos de Tag Team realmente tinham prestígio e para uma Tag Team era seria praticamente o equivalente ao título Mundial ou da WWE de hoje.
Outros tempos... Agora juntam duas Superstars, passam a formar equipa, ganham os títulos, detêm-nos temporariamente, perdem-nos, a equipa desfaz-se... Uma Tag Team tornou-se nada mais que uma plataforma de lançamento para aquele que, dos dois, tiver mais talento para ser "empurrado" na escada da fama e ainda como simples desculpa para haver títulos de Tag Team e não se perder essa tradição. Ponto final. A minha pergunta é: não acham que a WWE já está cheia que chegue de vedetas individuais a ambicionar lutar por títulos individuais? Ainda para mais, cada um recebe maior "push" que o outro, mesmo que ainda não esteja preparado (um exemplo, a meu ver: Bobby Lashley) e temos uma autêntica salganhada e perda de rumo.
Valham-nos uns MNM e uns Mexicools... e mesmo uns The Dicks! Pronto, há poucos fãs da "gimmick" que usam (sendo eu um deles), mas pelo menos foram criados de raiz para formar uma Tag Team com nome e quem sabe, um objectivo para a situação se manter assim.
Os títulos de Tag Team estão rapidamente a perder credibilidade e qualquer valor que pudessem ter; é um facto incontornável. Já não se aposta nesses títulos como outrora e muito menos nas Tag Teams que ambicionam detê-los - ou já detêm. Servem apenas para preencher os primeiros combates do cartaz e "agora vão-se lá embora, porque temos combates mais interessantes pela frente". Onde está o prestígio? Se o título Mundial e da WWE têm, respectivamente, tanto prestígio um com o outro (mais o título Mundial quando existia na Raw, a meu ver), é porque realmente são construídos para esse efeito. "Angles" e histórias elaboradas para que se lhes dê a devida importância, histórias essas que se focam na obsessão em deter algo mais importante que a própria vida, para muitos dos personagens (qual Anel na trilogia "Senhor dos Anéis").
Não espero de modo algum que alguma vez dêem tamanho prestígio aos títulos de Tag Team - tem que haver uma hierarquia definida, isso é evidente. Mas pensemos no seguinte: são os únicos títulos existentes para uma Tag Team. Não mereciam ser tratados com mais algum respeito?
Monday, January 09, 2006
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment